Nutrição de Cabelos e Unhas - Vitaminas e Minerais essenciais

Os Cabelos e unhas não são apenas um aspecto importante da aparência externa, mas são também o reflexo da constituição interna e principalmente do estado nutricional do nosso organismo. Em outras palavras um organismo bem nutrido com vitaminas e minerais essenciais desenvolve cabelos e unhas que embelezam, conferem estilo e melhoram nossa autoestima. Nesse sentindo, hábitos saudáveis e cuidados especiais com nossa alimentação e hidratação são vitais para melhorar aparência e fisiologia da pele, fortalecer unhas e reduzir a queda dos cabelos, além de dar brilho e vitalidade.

Nutrição de Cabelos e Unhas - Vitaminas e Minerais essenciais

Os cabelos e unhas saudáveis são um sinal de bom estado de saúde geral, associado às boas práticas e cuidados com os mesmos. Os indivíduos saudáveis possuem nutrientes adequados em suas dietas e não apresentam doenças que predispõem a um quadro de deficiência nutricional.

Os problemas da falta de nutrição para unhas e cabelos

A falta de nutrição adequada, a deficiência na hidratação, o avanço da idade e a existência de doenças refletem em mudanças no couro cabeludo que fazem com que os cabelos mudem de cor, enfraqueçam ou se percam. O mesmo acontece com as unhas onde o surgimento de um ou mais dos fatores citados pode produzir alterações visíveis na placa ungueal (unha externa).
As vitaminas e os minerais desempenham funções importantes para formação e manutenção dos cabelos e unhas.

Vitaminas e minerais essenciais para cabelos e unhas

Os cabelos e unhas são constituídos por uma variedade de nutrientes em proporções consideradas ótimas para manutenção de sua saúde e beleza. As vitaminas e minerais são responsáveis por desempenhar funções importantes para formação, resistência e conservação dos cabelos, unhas e pele.

Vitamina A

A vitamina A é antioxidante e contribui para a manutenção da pele saudável. A vitamina A também auxilia no metabolismo do ferro, que seria o mineral essencial para produção das células do sangue (hemácias) responsáveis por transportar oxigênio para todo organismo, desde o couro cabeludo até as pontas dos dedos onde estão as unhas. Além disso, a vitamina A é essencial para a máxima eficiência de funcionamento do sistema imunológico e também para uma visão melhor.

Vitamina B2

(Riboflavina)

A riboflavina auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. A riboflavina contribui para a manutenção da pele e de mucosas. A riboflavina em conjunto com a vitamina A auxilia na formação de células vermelhas do sangue (hemácias).

Vitamina B3

(Niacina)

A niacina contribui para a manutenção da pele e mucosas. A niacina (Nicotinamida) é um potencial candidato para a promoção do crescimento capilar, sendo identificados em alguns estudos diversos mecanismos possíveis para esse benefício. A niacina desempenha um papel central no metabolismo energético celular e como o tecido apresenta rápida proliferação, o folículo piloso tem um alto requerimento energético. Segundo ANVISA a niacina auxilia no metabolismo energético e de proteínas, carboidratos e gorduras. A deficiência severa de niacina conhecida como pelagra pode causar dermatite hiperpigmentada.

Vitamina B6

A vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) atua como cofator enzimático na síntese de queratina, sendo capaz de auxiliar o escurecimento dos novos fios de cabelo. A vitamina B6 também auxilia no metabolismo de proteínas e do glicogênio. Outra curiosidade da vitamina B6 (piridoxina), vitamina B12 e ácido fólico é que auxiliam no metabolismo da homocisteína e assim reduzem o risco de doenças arteriais coronarianas. A vitamina B6 auxilia na formação das células vermelhas do sangue (hemácias) responsáveis pela oxigenação do organismo, além de auxiliar no funcionamento do sistema imune.

Vitamina H

(Biotina)

A biotina contribui para a manutenção do cabelo e da pele. A biotina é responsável pela síntese de queratina e essencial para formação dos novos fios de cabelo e unhas saudáveis. A carência de biotina pode desencadear ou piorar a seborreia causando inflamação do couro cabeludo, caspa e oleosidade nos cabelos. A biotina auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. A biotina auxilia na manutenção das mucosas e apresenta um efeito benéfico para evitar unhas quebradiças.

Vitamina B9

(Ácido Fólico)

O ácido fólico é essencial para melhorar a resistência e manter nosso organismo saudável. O ácido fólico auxilia na síntese de aminoácidos para formação da queratina presente na composição das unhas e cabelos. O ácido fólico auxilia no processo de divisão celular e no funcionamento do sistema imune. 

Vitamina B12

A deficiência de cianocobalamina (vitamina B12) favorece o aparecimento de cabelos grisalhos associado com anemia perniciosa. A vitamina B12 auxilia na formação de células vermelhas do sangue e no funcionamento do sistema imune. A suplementação combinada de vitamina B12 e Ácido fólico com banho sol é eficiente em casos de vitiligo e auxilia na pigmentação da pele.. 

Vitamina C

O ácido ascórbico (vitamina C) é essencial para síntese do colágeno e para formação das ligações cruzadas entre as fibras de queratina. A deficiência desse nutriente causa hiperqueratose e hemorragia perifolicular, cabelos em espiral, entupimento do folículo capilar e anemia devido a dificuldade de absorção do ferro. A vitamina C é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. A deficiência de vitamina C causa alterações na forma e cor das unhas deixando fracas e quebradiças.

Vitamina D

A vitamina D auxilia na manutenção de níveis de cálcio no sangue, formação de ossos e dentes e no funcionamento do sistema imune.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. Existe evidencias cientificas que a vitamina E combinada com outros oligoelementos podem melhorar as propriedades de resistência da fibra capilar devido à síntese de elementos necessários para formação do fio de cabelo. O limite máximo diário para adultos é de 1000 miligramas.

AZ Multi - Polivitamínico completo em cápsulas

AZ Multi – Polivitamínico completo em cápsulas. Formulação aprimorada para cabelos, pele e unhas. Conheça!

Cálcio

A deficiência de cálcio é caracterizada pelo aparecimento de bancas brancas transversais opacas que tendem ao ocorrer na mesma posição em várias unhas. O cálcio auxilia no funcionamento neuromuscular e na formação e manutenção de ossos e dentes. O uso do suco de limão na alimentação facilita absorção de cálcio.

 

Cobre

O cobre é essencial para dar resistência a fibra de queratina e contribui para a pigmentação do cabelo e da pele. O cobre também auxilia no funcionamento do sistema imune e como um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. O limite máximo diário para adultos é de 8975 microgramas.

Ferro

O ferro auxilia no funcionamento do sistema imune e na formação das células vermelhas do sangue. O ferro esta envolvido na síntese de colágeno. A deficiência de ferro causa anemia (ferropriva), perda de cabelo, alterações da pele e causa deformidade nas unhas deixando elas finas com forma de colher. A falta de ferro prejudica a produção de queratina deixando os cabelos mais finos.

Magnésio

O magnésio contribui para síntese de proteínas no nosso organismo e pode melhorar as propriedades de resistência dos cabelos e reduzir a queda. O magnésio ainda pode auxiliar na formação de ossos e dentes, no funcionamento neuromuscular e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.

Manganês

O manganês auxilia na formação de ossos.
O manganês é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. 

 

Selênio

A deficiência de selênio pode ocasionar alterações semelhantes à deficiência de zinco, assim como falta de pigmentação dos cabelos e pele. O selênio auxilia no funcionamento do sistema imune e como um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. 

Zinco

O zinco é um oligoelemento essencial que contribui para crescimento e desenvolvimento do organismo, função imunológica, cicatrização de feridas e síntese de colágeno. O fato de ser essencial significa que precisa ser ingerido na alimentação porque o corpo não consegue sintetizar. A alopecia (perda de cabelos) pode ser um sinal de deficiência de zinco na alimentação, que ainda pode causar aparecimento de cabelos brancos, finos e quebradiços, além de deformações das unhas e dermatite seborreica. Algumas alegações funcionais são aprovadas para o zinco como auxiliar na visão, na síntese de proteínas, na manutenção de ossos e no funcionamento do sistema imune. O zinco também contribui para a manutenção do cabelo, da pele e das unhas.


Referências

1. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução RDC n.º 269 de 22 de setembro de 2005. Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais.

2. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar Para a População Brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília, Ministério da Saúde, 2008. 210 p. – (Normas e Manuais Técnicos).

3. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. ANVISA Instrução Normativa n.º 28 de  26 de julho de 2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares.

4. ADDOR, Flávia Alvim Sant’Anna et al. Fatores nutricionais e resistência da haste capilar: estudo clínico piloto. Surg. cosmet. dermatol.(Impr.), v. 4, n. 1, p. 53-57, 2012.

5. DRAELOS, ZD et al. A pilot study evaluating the efficacy of topically applied niacin derivatives for treatment of female pattern alopecia. Journal of cosmetic dermatology, v. 4, p.258-261, 2005.

6. FINNER, Andreas M. Nutrition and hair: deficiencies and supplements. Dermatologic clinics, v. 31, n. 1, p. 167-172, 2013.

7. GOLDBERG, LJ.; LENZY, Y. Nutrition and hair. Clinics in dermatology, v. 28, n. 4, p. 412-419, 2010.

8. HAMMER, GD. MCPHEE, SJ. Fisiopatologia da doença. 7.ed. McGraw Hill Brasil, 2015. 784p.

9. JACOBSON EL, GIACOMONI PU, ROBERTS MJ, WONDRAK GT, JACOBSON MK. Optimizing the energy status of skin cells during solar radiation. J Photochem Photobiol B v.63, p.141-147, 2001.

10. JUHLIN, L. OLSSON, M.J. Improvement of vitiligo after oral treatment with vitamin B12 and folic acid and the importance of sun exposure. Acta Dermatovenereologica-Stockholm, v.77, p.460-462, 1997.

11. NEVES, L.B. et al. Homocisteina. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 40, n. 5, p. 311-320, 2004.

12. NOPPAKUN, Nopadon; SWASDIKUL, Daratana. Reversible hyperpigmentation of skin and nails with white hair due to vitamin B12 deficiency. Archives of dermatology, v. 122, n. 8, p. 896-899, 1986.

13. RUSHTON, D. H. Nutritional factors and hair loss. Clinical and Experimental Dermatology: Clinical dermatology, v. 27, n. 5, p. 396-404, 2002.

14. SHELLEY, Walter B.; RAWNSLEY, Howard M.; MORROW, Grant. Pyridoxine-dependent hair pigmentation in association with homocystinuria: the induction of melanotrichia. Archives of dermatology, v. 106, n. 2, p. 228-230, 1972.