Então, para manter uma alimentação saudável, é preciso ir muito além do que apenas um prato colorido. É preciso ter uma rotina alimentar rica em fitoquímicos, vitaminas, minerais, aminoácidos entre outros nutrientes.
Alimentação saudável, por que ter um prato colorido?
Um prato colorido e que podemos chamar de saudável normalmente conta com vegetais, proteínas, hortaliças e folhosos, cereais, tubérculos, leguminosas, frutas, sementes e fibras.
Claro que pode ser até um pouco impossível ter essa quantidade de alimentos em um almoço. Por isso, essa prática não deve ser limitada a apenas uma refeição e sim ao dia todo. Quando esses alimentos são combinados dentro de um plano alimentar, os benefícios são diversos.
Quais são os benefícios de ter uma alimentação saudável
Quando falamos sobre os benefícios de uma alimentação saudável, a primeira coisa que vem à mente, é o emagrecimento. Mas esse na verdade é apenas uma consequência de um processo que, quando colocamos na balança, traz ganhos muito maiores.
- Controle do peso;
- Melhora no rendimento do trabalho;
- Aumento da memória e da concentração;
- Alimentações mais nutritivas;
- Ajuda pacientes com ansiedade e compulsão alimentar;
- Melhora a qualidade do sono;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Prevenção de doenças.
Alguns desses benefícios muitas vezes são esquecidos ou deixados de lado durante o processo de um plano alimentar saudável. Porém, esses ganhos também devem ser contabilizados, pois fazem parte de um importante processo. O seu cuidado com a saúde.
Como manter uma alimentação saudável?
Manter uma alimentação saudável parece difícil. Muitas vezes já pensamos diretamente em uma dieta restritiva. Porém, a alimentação saudável é totalmente o oposto. É o sinônimo de liberdade, saúde e bem-estar.
Cuidar de você e do seu corpo, sempre será a maior recompensa. Lembre-se disso sempre. Não associe os pesos e pressões estéticas a uma alimentação saudável.
Existem diversas formas de manter esse tipo de rotina, seja dentro ou fora de casa. Alguns pontos são essenciais para manter o foco no seu objetivo, veja alguns:
Monte seu próprio almoço
Pode parecer besteira, mas, ter o seu prato de almoço montado por você é outra maneira eficiente de controlar o que você come e em que proporção. Além disso, diferentemente de um alimento que você vai comer na rua, você sabe exatamente a quantidade de sódio ou gordura presente naquele prato.
Com um almoço balanceado e saudável, a fome vai ser controlada por mais tempo e o lanche do meio da tarde vai ajudar a manter seu metabolismo funcionando. Portanto, invista nessa medida!
Recorra a opções saudáveis
Sempre que nos privamos de muitas coisas, principalmente dentro da alimentação, as chances de entrar em uma recaída, são grandes. Por isso, evite restrições muito severas, apenas busque por opções mais saudáveis. Por exemplo, ao invés de consumir uma geleia industrializada, que tal produzir a sua própria geleia de frutas vermelhas?
Um outro ótimo exemplo, é o uso da farinha. Ao fazer algo com esse ingrediente, busque por uma opção mais saudável para substituir, algo que ofereça mais nutrientes para o seu corpo. Um ótimo exemplo é usar a farinha integral ao invés da farinha branca.
Beba muito líquido
O consumo mínimo de água é essencial para nossa sobrevivência. E além de ser importante na sua dieta, ela pode ser consumida em um suco de fruta ou um chá natural.
Incluir os chás naturais em nossa rotina pode promover diversos benefícios para nossa saúde com a ingestão de fitoquímicos.
- Camomila – funciona como relaxante natural, facilita o sono e pode ajudar no controle da ansiedade.
- Chá verde – contém cafeína que age como como estimulante e flavonoides que podem auxiliar no controle do colesterol.
- Chá de hibisco – contém bioflavonoides que auxiliam na eliminação de líquidos;
- Hortelã – elimina gases e auxilia na descongestão das vias respiratorias.
- Erva-doce – além de ser indicado para relaxar também auxilia na digestão, e alivio das cólicas.
São diversas opções de chás que você poderá acrescentar no seu cardápio, seja no inverno para consumir quente, ou no verão, para consumir gelado.
A suplementação natural pode ajudar
Como último e não menos importantes, está a suplementação natural. Essa é uma ótima opção para quem está passando por uma reeducação alimentar e quer introduzir os suplementos vitamínicos para complementar a alimentação, e suprir deficiências.
Conheça nossa linha de suplementos naturais, chás e outros produtos.
[su_accordion]
[su_spoiler title=”Referências” open=”no” style=”glass-light” icon=”plus” anchor=”” class=””]
[/su_spoiler]
[/su_accordion]